Porcaria de estrias!

Posted sábado, 22 de agosto de 2009 by Aleinad
É muito bom emagrecer, perder peso, ficar feliz........ Mas com isto vem todas aquelas coisas horríveis: flacidez, estrias, celulite...
Tenho muitas estrias, nos braços e na barriga. Já usei cremes, ampolas e mais algumas coisitas, não vejo resultados.
Estive a ver se há operações para retirá-las.

ESTRIAS "O Terror das Mulheres"

" Mais uma vez "a pele", alvo de grande apreciação pelas mulheres, é acometida por um dano causado por uma cicatriz antiestética chamada "estria".

As células de sustentação da pele formadas por fibras colágenas e elastina não agüentam uma pressão maior e se rompem deixando o tecido epidérmico que foi brutalmente esticado e esgarçado mais fino, atrofiado, às vezes pregueado, sem a elasticidade e com perda da sua tonalidade natural.
É comum o surgimento das estrias durante as fases da vida em que há um crescimento mais acelerado como na puberdade, na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos, porém é mais freqüente nas mulheres. Manifesta-se de forma linear, geralmente paralela, podendo variar de um a vários centímetros de extensão. Surge principalmente nas coxas, nádegas, abdome, dorso do tronco e peri-axilar; estas duas últimas regiões mais freqüentemente no sexo masculino.

Inicialmente as estrias apresentam coloração avermelhada ou rósea, evoluindo mais tarde para a tonalidade esbranquiçada. Nas pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na região afetada por este processo tem a consistência frouxa.
As principais causas do surgimento das estrias são: a predisposição genética ou hereditária, descontrole hormonal, gravidez quando não houver controle do peso, alterações de peso (emagrecer e engordar de forma rápida e excessiva ou "efeito sanfona"), corticóides que aumentam a retenção de líquidos provocando o inchaço e diminuição da elasticidade da pele, exercícios de musculação exagerados que fazem com que as fibras colágenas se rompam pelo aumento da massa muscular. Para a maioria dos estudiosos e especialistas no assunto, estrias são lesões irreversíveis, portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes.

O tratamento "sério" existente no mercado é desempenhado por profissionais médicos e visa melhorar o aspecto estético da pele através da estimulação à formação de tecido colágeno nas áreas lesadas.

Entre as várias técnicas utilizadas temos:

1. Peeling químico superficial que utiliza um composto de alfahidroácidos é um dos mais utilizados e provoca a descamação da pele e a formação de novas fibras elásticas. Pode ser aplicado em qualquer região do corpo.

2. Laser Vascular é muito útil para estrias recentes (as de cor rosada), pois reduzem os vasos sangüíneos, eliminam a cor arroxeada e aumentam na produção de colágeno e elastina.

3. Laser Cool Touch é utilizado no tratamento das rugas e cicatrizes sem esfoliar a pele e age na derme estimulando o colágeno e renovando a pele.

4. Microdermoabrasão, feita com um aparelho que usa microcristais de sílica e óxido de alumínio para promover esfoliação da superfície da estria, provocando escoriação e consequentemente processo de inflamação que estimula a sua regeneração e formação de novas fibras de colágeno e elastina.

5. Intradermoterapia; este tratamento utiliza vários produtos, entre os quais uma solução de vitamina C, cobre e oligoelementos que é injetada na linha da estria e, acredita-se que estimula a produção de colágeno e ajuda a preencher o espaço onde tem afastamento das fibras, diminuindo a sua depressão.

6. Creme e géis, entre eles o que utiliza o ácido retinóico. Este provoca uma leve esfoliação, estimula a microcirculação local e a produção de novas fibras de colágeno.


Com relação aos tratamentos acima citados deve-se informar que, de acordo com o tratamento em questão, alguns causam sangramento inevitável, sendo o número de sessões variável e com sintomas como dor, ardor, inchaço, coceira ou sinais de vermelhidão e descamação freqüentes após a sua realização. Uma regra é geral para todos: "é terminantemente proibido à paciente expor-se ao sol durante o tratamento, pelo fato desta exposição causar manchas na pele".
A cirurgia plástica atua nas estrias eliminando-as cirurgicamente sob forma de ressecção da área que as contém ou pela ressecção individual para aquelas estrias mais graves e alargadas. Cirurgias de rotina como a abdominoplastia clássica, mamaplastia redutora, lifts axilar, braquial ou crural podem oferecer melhora e retirada de estrias nas regiões correspondentes à área excedente de pele que será naturalmente retirada nessas cirurgias. Como no caso da celulite, não custa nada prevenir.

Procure zelar pelo seu corpo, ou seja: hidrate-se bem; proteja a sua pele da exposição continua ao sol, higienize sempre a sua pele com produtos adequados, evite oscilações bruscas de peso, alimente-se de maneira correta, não fume, saiba que o nosso organismo produz substâncias químicas que estimulam os genes a formar enzimas que destroem as fibras colágenas e elásticas, evite a poluição, faça exercícios físicos, meditação, leia um livro, namore, esteja de bem com VOCÊ mesma, com os OUTROS e com a VIDA. Nada disto é difícil. "


Não vai ser fácil... :)

Bom fim de semana

5 comentários:

  1. Gabriela

    Poxa querida estria pega todo mundo mesmo.... eu tenho um monte na barriga e nos braços... e tenho q perder muito peso... não adianta tratar agora e depois engordar tem q emagrecer tudo pra tratar...Bom final de semana...
    Beijos

  1. dianalopes_5

    Eu por acaso as estrias que tenho foi por ter engordado, nao ganhei nenhuma ao emagrecer (menos mal) mas uma coisa que resulta muito bem nas estrias principalmente se as tens vermelhas ainda e aloe vera..faz milagres :)

    cherry

  1. Saudavelzinha

    Como eu te percebo...quanto menos peso tenho mais estrias aparecem, é horrível! Os cremes não devem fazer nada porque para além de sempre ter hidratado muito bem a pele, farto-me de usar cremes para as estrias e nada!

    beijinho

  1. Joyce eu não desisto nunca!!!

    Você também gosta da pucca...Bjkssssss

  1. Dra. kátia Ferreira

    Hoje saiu a minha reportagem no Blog Hiper Fashion sobre estrias!!!
    Segue o link para vocês lerem.
    Home http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm
    Reportagem http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=noticia&id=1361&jn=1
    Abraços, DRa. Kátia Ferreira

Enviar um comentário

Comenta... diz qualquer coisa :)