Será ou não será?

Posted terça-feira, 15 de dezembro de 2009 by Aleinad

Compulsão alimentar…?

Não sei. Este tema tem sido bastante postado aqui…

Ás vezes acho que sofro de compulsão alimentar mas noutras vezes deixo de achar e considero-me apenas uma gulosa e chocolate-dependente…

Sim, eu gosto de comer

Sim, sou MUITO gulosa…

Há dias em que me apetece comer tudo e mais alguma coisa… há dias em que ando tão desconsolada e passo o dia a rondar a cozinha à procura de algo que me satisfaça… há dias que como mais do que o habitual…

Sim, se me deram uma tablete de chocolate para a mão, como-a toda, não consigo comer apenas 1 ou 2 quadradinhos… ou uma caixa de bombons, também sou menina para comer quase todos… e pastéis? se tiver num daqueles dias também consigo comer 1 ou 2 seguidos e de preferência tem que ter chocolate…e bolachas? se também forem de chocolate… come-se bem!

Mas isto faz de mim uma pessoa com compulsão alimentar?

Não como às escondidas de ninguém… quer dizer… há dias em que se calhar tento que ninguém me veja, principalmente quando são doces ou chocolates… mas sinceramente acho que não costumo fazer muito isso.

A minha mãe tem a mania de trazer daqueles chocolates pequenos para casa e deixa-os no quarto dela, em cima da cómoda… normalmente vejo-os e nem lhes pego, deixo para o meu irmão, é mais seguro.

Ontem não fiz isso. Peguei em 2 e guardei-os no meu quarto. Não os comi. Nem tive vontade. Mas um dia pode apetecer-me comer e sei que os tenho a li. Não acho que vá ser uma tentação tê-los ali. Não sei se estou a fazer mal. Mas eu sinto que tenho de ser eu a controlar a minha gula e não ela a mim. E sei quando posso dar-me ao luxo de “esquecer” a dieta…

Mas o que quero dizer com isto tudo, é que não sei os limites da compulsão… ás vezes como tanto e tão rápido mesmo sem fome, que acho que sim, é uma compulsão.. mas depois de pensar, acho que o meu problema é mesmo a gula…

Desculpem o desabafo :(

 

MENU DE HOJE (actualizado)

  • 9h30 – café com leite + torrada com manteiga
  • 13h – sopa + lanche + café
  • 17h – 1 maçã + 1 kiwi
  • 19h45 – sopa + 1 gelatina
  • 1,5 l água
  • 2 chávenas chá vermelho

BEIJINHOS

10 comentários:

  1. mllissa

    Também tenho essa dúvida...

  1. Vida de Gorda

    Pelo que dizes nao acho que sofras de compulsao alimentar. Es apenas gulosa! Olha paciencia! antes isso hehehe :d

  1. ѕιиιинσ

    Olá querida

    Acho que não é compulsão alimentar, és como eu, de boa boca e apenas gulosa...
    Oiço por x's as pessoas a contarem como deu hoje no programa da Julia Pinheiro (em que o tema era esse)que comem 4 carcaças com fiambre, doce etc ao pequeno almoço... para mim isso não era possivel... nem 2 qto mais 4... e por exemplo comerem 2 caixas cheias de bombons à noite ou assim... eu sou mto gulosa, como 2/3 quadrados e não consigo mais...
    Acho que somos mesmo é gulosas e gostamos de boa comida rsrsrsrs

    Bjocas
    Sininho (CC)

  1. Anónimo

    Olá Aleinad, olha pelo que dizes neste post não acho que sofras de compulsão alimentar... acho que és mesmo gulosa :)Eu revi-me um bocadinho no que escreveste, mas tenho vindo a superar isso com muita garra... às vezes até dou por mim a dizer alto que estou com fome só para ouvir o pai ou o namorado dizer "então come mais qualquer coisa que assim não ficas bem"! Mas na verdade não tenho fome, mas como não estou empanturrada quero comer mais e se for outra pessoa a dizer-me não me sinto culpada... mas sinceramente acho que não apresentas um comportamento compulsivo...mas quando tiveres uma nutricionista deves colocar essa questão, porque ela há-de estar habituada a ter muitos doentes com esse tipo de problemas... no meu blog vou dedicar o próximo post a falar da minha nutricionista para te esclarecer a ti e a outras meninas. Beijocas

  1. Deborah Ferreira

    eu axo q nao miuda...
    qer dizer és gulosa sim
    mas compulsiva axo q nao..eu sou e é bem diferente daquilo q descreveste

    um chocolatinho as vezes n faz mal nenhum...xDD

    beijinhooooo

  1. Guerrera

    bem, eu acho que às vezes não interessa muito o nome que se chama às coisas.. acaba quase por ser o mesmo que tentarmos diferenciar se uma pessoa está triste ou deprimida..
    de qualquer forma, ha mesmo uma doença especifica para a compulsao alimentar e têm tipo uns "criterios" especificos e acredito que muitas das pessoas aqui da blogosfera light que se queixam da compulsao alimentar estariam "excluidas" com certos critérios (por exemplo, um deles é que a pessoa só pode ser diagnosticada com essa doença que se tem compulsoes alimentares no minimo 1 vez por semana durante pelo menos 6 meses). eu, pelo menos, só com esse criterio supostamente ja quer dizer que nao tenho essa doença, nao é? no entanto, nao é por isso que deixe de ter compulsoes alimentares...

    mas bem, basicamente o que eu quero dizer é que se calhar nao interessa tanto o nome que damos às coisas.. é mais importante focarmo-nos, por ejemplo, no porquê de abusarmos em certos alimentos, quando uma pequena quantidade já era mais que suficiente (pondo o exemplo de tu teres dito que eras capaz de comer uma tablete de chocolate).
    nao sei se me consegui explicar bem..

    bjinhos!!

  1. Jacqueline

    é querida eu tenho a compulsão alimentar sim, e sofro com isso não gostaria de ser assim!! Mas com a ajuda de pessoas que fiz aqui melhorei muito, ainda não estou 100%, mas espero um dia esta sob o controle!!

    beijinhos!!

  1. Ana

    oi :) eu concordo com elas,és uma pequena gulosa :P tens uns desejos e pronto, todas temos :D bjks

  1. Lilith

    Pois, eu acho que não sofres de compulsão alimentar :) e isso é óptimo, torna tudo mais fácil e não te deves lamentar porque gostas muito de comer e és gulosa, tens apenas que aprender a lidar melhor com isso para que saibas gerir sempre os teus dias e parece-me que nos últimos tempos o tens feito muito bem :)

    Beijos, linda :)

  1. Kilos de mim

    E mesmo com os chocolatinhos no quarto o menu está perfeito.. boa!!

    Beijinhoss

Enviar um comentário

Comenta... diz qualquer coisa :)